SOPHIA PLUS
É uma poderosa ferramenta de gestão escolar integrada que permite às instituições de ensino superior disponibilizar à comunidade académica os meios indicados para a gestão diária dentro da instituição.
Módulos
Os módulos do Sophia Plus permitem a gestão integrada das instituições de Ensino Superior.

Administração
É um módulo integrante da solução global Sophia Plus, que garante um elevado grau de adaptabilidade: permite gerir utilizadores e permissões de acesso ao sistema, efetuar um conjunto variado de configurações e gestão de tabelas, possibilitando adequar o comportamento das aplicações que compõem o pacote, às diferentes realidades de cada instituição de ensino.
Candidaturas
Efetua a gestão de candidatos e respetivas opções de candidatura para uma Instituição de ensino superior. Permite:
- Definição de provas de acesso;
- Definição de vagas;
- Definição de regras de cálculo de média de acesso;
- Gestão de dados pessoais dos candidatos;
- Gestão de admissões a cursos – realização de distribuição de candidatos e emissão de listagens de resultados;
- Emissão de listagens.


Certificados
Gere todos os tipos de certificados a emitir aos alunos durante o seu percurso de formação. Após instalação, fica integrado no Microsoft Word.
- Permite a criação de certificados tipo (templates) que poderão ser alterados a qualquer altura; − Permite emitir certificados, para um ou mais alunos (definição de filtros de procura);
- Possibilidade de alterações pontuais do certificado antes da sua emissão.
E-Serviços ao Cidadão Académico
Permite o acesso via Web, da comunidade académica em geral, à informação e funções operacionais contidas no Sophia Plus para cada um dos tipos de entidades que a ele podem aceder: Alunos, Docentes, Candidatos, Funcionários, Utilizadores do sistema Sophia.


Formulários
Permite a criação de formulários para preenchimento online via E-Serviços ao Cidadão Académico, possibilitando a implementação de serviços prestados à distância usando a Internet:
- Criação/Eliminação de formatos de Formulários;
- Associar Centros de Serviço aos formatos criados;
- Definição de Tipos de Pagamentos associados;
- Definição dos Destinatários;
- Exportar e Importar formatos já prontos.
Horários
Permite efetuar a distribuição do serviço Docente e efetuar a gestão das salas de uma Instituição de ensino superior:
Gestão do Serviço Docente
- Associação de Turmas por Unidade Curricular por Ano Letivo;
- Definição de Permissões para Termos;
- Construção do Horário do Docente.
Gestão dos Espaços
- Definição dos Espaços como salas, auditórios, etc…;
- Associação de informação sobre equipamentos disponíveis;
- Tipos de Marcações aceites;
- Definição de Ocupantes;
- Identificação e localização na planta do Campus.
Marcações de Salas
- Efetuar Marcações Extra para os espaços criados;
- Mapa de ocupação de Sala, por dia, ou intervalo de dias.


Recursos Humanos
Permite gerir todas as entidades não alunos de uma Instituição de ensino superior, bem como a gestão dos dados pessoais quer de docentes quer de outras entidades que não docente ou alunos.
Serviços Escolares
Permite gerir todos os processos que digam respeito à gestão diária de uma Instituição de ensino superior.
Gestão dos Planos de Estudo
- Definição de Unidades Curriculares Obrigatórias;
- Definição de Unidades Curriculares Opcionais;
- Definição de Precedências;
- Definição de Áreas Científicas das Unidades Curriculares;
- Definição de Turmas e Horários;
- Definição de vagas para inscrições em Unidades Curriculares;
Configurar Planos de Estudo
- Definir como são calculados os anos dos alunos;
- Definir o calendário para as inscrições automáticas e o escalonamento dos alunos nesse calendário;
- Definir que classificações existem para as notas e quais as que são consideradas Aprovações ou Reprovações;
- Definir classificações por defeito para intervalos de
notas numéricas para facilitar o lançamento de notas; - Definir como são determinadas as unidades curriculares possíveis para o aluno se inscrever durante as inscrições automáticas;
- Definir o método de cálculo das médias dos alunos.
