Skip to content

SOPHIA PLUS

É uma poderosa ferramenta de gestão escolar integrada que permite às instituições de ensino superior disponibilizar à comunidade académica os meios indicados para a gestão diária dentro da instituição.

Módulos

Os módulos do Sophia Plus permitem a gestão integrada das instiuições de Ensino Superior.

Adminstração

É um módulo integrante da solução global Sophia Plus, que garante um elevado grau de adaptabilidade: permite gerir utilizadores e permissões de acesso ao sistema, efetuar um conjunto variado de configurações e gestão de tabelas, possibilitando adequar o comportamento das aplicações que compõem o pacote, às diferentes realidades de cada instituição de ensino.

Candidaturas

Efetua a gestão de candidatos e respetivas opções de candidatura para uma Instituição de ensino superior. Permite:

  • Definição de provas de acesso;
  • Definição de vagas;
  • Definição de regras de cálculo de média de acesso;
  • Gestão de dados pessoais dos candidatos;
  • Gestão de admissões a cursos – realização de distribuição de candidatos e emissão de listagens de resultados;
  • Emissão de listagens.

Certificados

Gere todos os tipos de certificados a emitir aos alunos durante o seu percurso de formação. Após instalação, fica integrado no Microsoft Word.

  • Permite a criação de certificados tipo (templates) que poderão ser alterados a qualquer altura; − Permite emitir certificados, para um ou mais alunos (definição de filtros de procura);
  • Possibilidade de alterações pontuais do certificado antes da sua emissão.

E-Serviços ao Cidadão Académico

Permite o acesso via Web, da comunidade académica em geral, à informação e funções operacionais contidas no Sophia Plus para cada um dos tipos de entidades que a ele podem aceder: Alunos, Docentes, Candidatos, Funcionários, Utilizadores do sistema Sophia.

Formulários

Permite a criação de formulários para preenchimento online via E-Serviços ao Cidadão Académico, possibilitando a implementação de serviços prestados à distância usando a Internet:

  • Criação/Eliminação de formatos de Formulários; 
  • Associar Centros de Serviço aos formatos criados;
  • Definição de Tipos de Pagamentos associados;
  • Definição dos Destinatários;
  • Exportar e Importar formatos já prontos.

Horários

Permite efetuar a distribuição do serviço Docente e efetuar a gestão das salas de uma Instituição de ensino superior:

Gestão do Serviço Docente

  • Associação de Turmas por Disciplina por Ano Letivo;
  • Definição de Permissões para Termos;
  • Construção do Horário do Docente.

Gestão dos Espaços

  • Definição dos Espaços como salas, auditórios, etc…;
  • Associação de informação sobre equipamentos
    disponíveis;
  • Tipos de Marcações aceites;
  • Definição de Ocupantes;
  • Identificação e localização na planta do Campus.

Marcações de Salas

  • Efetuar Marcações Extra para os espaços criados;
  • Mapa de ocupação de Sala, por dia, ou intervalo de
    dias.

Recursos Humanos

Permite gerir todas as entidades não alunos de uma Instituição de ensino superior, bem como a gestão dos dados pessoais quer de docentes quer de outras entidades que não docente ou alunos.

Serviços Escolares

Permite gerir todos os processos que digam respeito à gestão diária de uma Instituição de ensino superior.

Gestão dos Planos de Estudo

  • Definição de Disciplinas Obrigatórias;
  • Definição de Disciplinas Opcionais;
  • Definição de Precedências;
  • Definição de Áreas Científicas das Disciplinas;
  • Definição de Turmas e Horários;
  • Definição de vagas para inscrições em Disciplinas;
  • Definição de vagas para inscrições em turmas;
  • Definição de Atributos Adicionais para os alunos do
    curso.

Configurar Planos de Estudo

  • Definir como são calculados os anos dos alunos;
  • Definir o calendário para as inscrições automáticas
    e o escalonamento dos alunos nesse calendário;
  • Definir que classificações existem para as notas e
    quais as que são consideradas Aprovações ou
    Reprovações;
  • Definir classificações por defeito para intervalos de
    notas numéricas para facilitar o lançamento de
    notas;
  • Definir como são determinadas as disciplinas
    possíveis para o aluno se inscrever durante as inscrições automáticas;
  • Definir o método de cálculo das médias dos alunos.

Peça-nos uma demonstração do Sophia Plus